Se tiverem comentários, literalmente é só falar.







quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Extra! Extra!


O povo de meu país


Esta semana vi e ouvi diversas reportagens, comentários, coisas positivas e negativas sobre o Brasil.

Como estamos em ano de Copa do Mundo e logo mais sediaremos este evento, todos voltam seus olhos para o futebol, onde o Brasil tem seu merecido destaque.
Entretanto quero hoje aqui ressaltar um outro Brasil, talvez para quem desconheça o verdadeiro, aquele do dia a dia, formado por gente que faz com que este seja um lugar realmente abençoado por Deus.

APRESENTO-TE O POVO DE MEU PAÍS

O povo de meu país
Não é aquele que aparece em noticiários
Aqueles são somente minorias
Combustível de ávidas mídias

O povo de meu país
Já não tolera mentiras
Corrupção, discriminação, violências
Abuso, nepotismo, incoerências

O povo de meu país
Sonha, planeja, realiza
Cresce, conhece, concretiza
Trabalha e ajuda quem precisa

O povo de meu país
É mistura de raças
Aos estrangeiros abraça
Tem alegria no sangue, não disfarça

O povo de meu país
Dos problemas não foge
Ao cair, a poeira sacode
Levanta e se vira como pode

O povo de meu país
Vence qualquer tristeza
Gosta de música, poesia e beleza
Ama e respeita sua natureza

O povo de meu país
Nos esportes tem vários craques
Mas os anônimos são os destaques
Realizando sonhos, esquecem recalques

O povo de meu país
Convive com as diferenças
Respeita todas as crenças
Cultiva o amor acima das desavenças

O povo de meu país
Não acha fora de moda a melhor idade
Muito menos a gentileza, a cordialidade
Conhece e respeita sua diversidade

O povo de meu país
Preza pela verdade
No coração carrega fé e honestidade
Este é o jeitinho brasileiro na realidade

O povo de meu país
É agente do futuro
Acreditando em seu potencial, eu lhe asseguro
Um feliz exemplo para o mundo

Você pode assim nunca ter considerado
Em seu rosto um riso de ironia ter estampado
E até um pensamento pessimista brotado
Mas sou otimista e respeito teu lado

Acredito meu povo ter retratado
E mesmo que meus olhos estejam embaçados
Ou algum dia pensar ter exagerado
Sou feliz por neste povo ter acreditado


De uma das filhas desta terra adorada,

Vivian Ferreira (05/05/10).”

Quando chega o Contador de Histórias...


Tristeza velada
Criança adoentada
Família angustiada
Dor recalcada

Cansaço evidente
Sorriso ausente
Olhar impaciente
Morte iminente

Mas uma porta se abriu
Um contador invadiu
Uma história surgiu
Um sorriso se abriu
A dor se esvaiu

O choro se cala
O coração dispara
O olhar fala
A alegria exala

Então é evidente
Um contador presente
Faz uma criança doente
Viver e sorrir alegremente

Vivian Ferreira (16/07/10)”

-

A escritora Vivian Ferreira, do blog Escritos de um não escritor é paulista, casada, dona do cão Bono, moradora de Porto Alegre, e, além de sua escrita, o que considero mais bonito: contadora de histórias para crianças hospitalizadas.

-

Primeira: Por que escreves?

Uma vez escrevi sobre isso no blog ....comecei assim....Só o que dá tanto prazer quanto escrever é ler! Mas chega uma hora que a cabeça fica com tanta informação que a gente precisa deixar alguma coisa sair.
Certa vez, ao consultar um doutor sobre minhas enxaquecas ele me falou: ¨Filha, acho que você pensa muito!¨ Então acredito que escrever, no meu caso, é uma vontade irresistível que precisa ser saciada!
Falei sobre isto no meu primeiro post do blog que chamei de ¨ Pérolas do início¨.

Segunda: O seu blog é "Escritos de um não escritor". O que, para você, é ser um escritor?

Coloquei este nome no blog, pois o considero uma forma que qualquer pessoa pode ter para se aventurar na arte da escrita.
Naquele momento não me considerava oficialmente um escritor por não ter nenhum livro publicado, embora existam os chamados escritores amadores.
Entendo hoje que ser escritor é escrever, libertar as idéias da cabeça, arquitetar uma forma atraente e precisa de colocá-las no papel, enfrentar a folha em branco gostando e desejando continuar sempre escrevendo.

Terceira: Alguma vez, durante o ato de escrever, veio a solução de certo problema pessoal?

Vários! Acho que quando a gente escreve ajuda a liberar algumas coisas que, às vezes, não conseguimos dizer ou até nem sabíamos que estavam ali, dentro de nós.
Comecei a escrever mais assiduamente numa época de grandes mudanças na minha vida e as primeiras postagens do meu blog, são o resultado de muitos destes dias difíceis, mas preciosos.