Se tiverem comentários, literalmente é só falar.







segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Libere um livro em 11 de setembro


“A próxima edição do projeto Viva o Centro a Pé vai aderir à campanha Libere um Livro.

A ideia é fazer com que a data de 11 de setembro deixe de representar apenas tragédia, transformando-se em um dia de troca de energia e doação.

No sábado, 11, os participantes da Caminhada Literária serão convidados a sair de casa munidos de um livro, escrever uma dedicatória e deixá-lo em algum lugar ou presentear uma pessoa na rua.

O jornalista e escritor de livros infanto-juvenis Carlos Urbim será o orientador do roteiro.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail
vivaocentroape@gmail.com ou pelos telefones (51)3333-1873 e (51)3289-3738.

O valor é um quilo de feijão ou arroz, óleo de cozinha ou uma lata de leite em pó. As doações serão encaminhadas a instituições do município.

Roteiro - A saída será às 10h, no totem do Caminho dos Antiquários, na rua Demétrio Ribeiro, em frente à Praça Daltro Filho. Os participantes visitam a Ladeira do Liceu (esquina da Fernando Machado com a Marechal Floriano) e a última casa de Mario Quintana, quando conhecem histórias sobre o escritor. Depois, seguem para o Viaduto da Otávio Rocha, com dados sobre o viaduto, Associação Rio-grandense de Imprensa e Teatro de Arena, símbolo da resistência à censura no regime militar.

No Museu Julio de Castilhos, o roteiro prevê a leitura de cartas de amor de Castilhos. A programação inclui ainda a Praça da Matriz, Rua da Ladeira e Praça da Alfândega, com histórias da Rua da Praia e dos antigos cinemas de calçada. Na Esquina da Imprensa, serão fornecidos dados sobre o Correio do Povo (Rádio Guaíba, Folha da Tarde e Folha da Manhã), Museu Hipólito José da Costa (antiga sede de A Federação). O último ponto da caminhada de aproximadamente duas horas será a Casa de Cultura Mario Quintana, na rua dos Andradas.

Carlos Urbim - Nascido em Santana do Livramento, Carlos Urbim mudou-se para Porto Alegre aos 19 anos e formou-se em Jornalismo na Ufrgs. Trabalha na área do jornalismo há 33 anos, tendo passado por diversas empresas jornalísticas. Sua primeira publicação destinada ao público infantil, Um Guri Daltônico, de 1984, obteve grande repercussão junto ao público. Outros livros do autor são Patropi, a Pandorguinha, Dinossauro Birutices, Uma Graça de Traça, Caderno de Temas, Diário de um Guri, Dona Juana, Bolacha Maria, Saco de Brinquedos, Rio Grande do Sul – Um Século de História, Os Farrapos e Álbum de Figurinhase Morro Reuter de A a Z. Em 2009, foi escolhido como patrono da 55ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, após sete indicações sucessivas.

A realização é das secretarias do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC) e de Turismo (SMTUR), do Programa Viva o Centro e do Gabinete da Primeira-Dama da Prefeitura Municipal de Porto Alegre - RS.


Caminho dos Antiquários

A feira Caminho dos Antiquários faz parte de programas do governo municipal.

Com o objetivo de revitalizar a área central, o espaço repleto de lojas de antiguidades foi transformado em uma grande feira a céu aberto.

A rua Marechal Floriano é fechada entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, e as lojas colocam os produtos na rua.”